terça-feira, 14 de outubro de 2008

Chás

Já estou pra fazer este post sobre chás há um tempo, e hoje o Breno veio me contar no chat que ele comprou pra mim um chá em Londres de presente; as meninas vão trazer quando voltarem. Achei que isso foi um sinal: hora de escrever finalmente sobre chás!

Então agora eu oficialmente coleciono chás. Trouxe alguns de Portugal, mas fiquei surpresa e feliz ao descobrir que posso comprar pelo menos os mais tradicionais por aqui também, e nem é difícil de achar. O único que eu trouxe e não consegui encontrar ainda foi o chá verde de baunilha, por isso ainda tou meio com pena de tomar desse sempre. Se alguém encontrar por aí, me avisa.

Antes de qualquer coisa, vamo acabar de vez com a confusão: CHÁ é a infusão feita com a planta Camellia sinensis. E ponto final. Qualquer outra frescuragem que vocês virem por aí (mate, erva cidreira, camomila, morango, boldo, chocolate com menta, sei-lá-mais-o-quê) é INFUSÃO da respectiva erva/fruta.

Dito isso, prossigamos.

Existem quatro principais tipos de chá, e eles se diferenciam basicamente pelo nível de oxidação da Camellia sinensis: chá branco, chá verde, chá oolong e chá preto.

O chá branco é o mais delicado. É feito a partir dos brotos da Camellia e não passa por nenhum processo de oxidação. É feito com a água um pouco menos quente; água fervente pode dar um gosto amargo e/ou fazer a folha perder suas propriedades.

Outro que não deve ser feito com água fervente é o chá verde. Este já é parcialmente fermentado/oxidado e o povo inventa de colocar umas outras folhinhas cheirosas no processo de secagem/oxidação que fica bem gostoso. Tem de tudo quanto é jeito: chá verde puro, com jasmim, com limão, com maçã, com baunilha, com laranja, com maracujá (!!!), com pêssego... Não sei porque, mas vendem chá verde dizendo que emagrece. Se alguém souber, me conta. Ah, tem chá verde com as folhinhas picotadas (mais comum) e com as folhinhas enroladas (mais caro). Quem quiser me dar um desses com a folhinha enrolada de presente, eu agradeço ;)

O mais tradicional é o chá preto. Ao contrário do que o nome diz, ele não é preto, é só mais escuro que o verde. Pode ser marrom, vermelho... Depende do nível de oxidação e d'onde que a planta vem. É do tipo que os ingleses tomam com leite, e deve ser feito com água fervente. Quem não gosta de chá preto porque acha que amarga, tente de novo e reveja seus conceitos: é MUITO gostoso, mas tem que saber fazer; não pode deixar muito tempo n'água senão amarga mesmo. E nunca deixe o saquinho boiando na caneca enquanto bebe, tem que tirar antes de começar a beber. Tem chá preto de vários tipos também: ceylon (leve sabor cítrico), assam (mais avermelhado), blending (English breakfast, earl grey), e por aí vai.

O chá oolong é uma coisa entre o chá verde e o chá preto: nem tão delicado quanto o verde, nem tão forte e oxidado como o preto. Esse é mais difícil de achar por aqui, tem que ir nas lojinhas japonesas pra encontrar.

Com exceção do oolong, encontram-se fácil os outros chás em (quase) qualquer supermercado. Chás (da planta Camellia, não se esqueçam) são mesmo mais caros que as outras infusões (mate, cidreira, etc.), mas ainda assim são pagáveis. A Dr. Oetker tem vááários deles, custa tipo 6 reais a caixinha com uns 15 saquinhos. É caro se comparado ao mate, que custa menos de 2 reais, mas é isso ou comprar os importados. Achei uns ingleses e franceses na Morini aqui do centro, custa tipo 15 reais. É caro, né? Mais 15 reais e eu comprava um vinho português :P Mas tou torcendo pra que entrem logo em promoção - ninguém compra aquilo, um dia tem que entrar!

No mais, eu tenho todos estes tipos de chá aqui em casa. Se alguém quiser experimentar é só avisar, podemos marcar um dia pra tomar chás. Seguido de cerveja, claro. Por que ficar bêbado é sempre mais divertido do que essa viadagem de apreciar chá com torradas ;)

4 comentários:

anarresti disse...

eu não colecciono, mas bebo chá com imenso prazer, quase todos sem açúcar. (olha, se alguma vez, de passagem por portugal, estiveres no minho, dá um salto ao Gerês. além de ser um local paradisíaco, podes comprar tília, cidreira e outras ervas boas para infusão, apanhadas lá, nas ou entre as árvores do Gerês).

abraço.

PTS disse...

Mari, aqui fica uma boa dica de uma online store com boa oferta de chás. Só não me pergunta quantos reais isso custa... de qualquer forma... that's not the point...

Carolls disse...

hmm..esse de chá verde com baunilha deve ser mto bom!

Unknown disse...

e olha eu de novo no post! e as meninas (anna) ficaram com raiva q eu contei do cha... mas oi? nem presente vai ser pq vc ja pagou ne? ja era, nunca mais vc vai ver esse dinheiro... rofl
e se eu ver algum cha aki diferente eu compro pra vc (se nao for caro OBVIO)
saudades
=***