terça-feira, 22 de julho de 2008

Ainda os portugueses...

Meu estoque de casos engraçados não acaba nunca. Ontem eu estava em casa bebendo vinho sozinha, esperando que começasse The Tudors na tv. O programa imediatamente anterior era "Sabe mais que um miúdo de 10 anos?", que é o equivalente do brasileiro "Você é mais esperto que um aluno da 5ª série?", que por sua vez é copiado do original americano "Are you smarter than a 5th grader?". Eu adoro as crianças do programa, são todas sempre mais inteligentes que o gajo que tá lá tentando ganhar uma graninha.

Eu já tava meio bêbada, ao ponto de falar sozinha e reclamar alto com o concorrente ("Como assim você não sabe isso, meu filho?!") quando me vêm com a pergunta:

- Qual é o adjectivo superlativo relativo de "pequeno"?

Ok, a pergunta é grande e já faz tempo que a gente não estuda Português, mas pá, é fácil, pá! Bem mais fácil que as outras que estavam sendo feitas! Pensem um pouco, eu sei que vocês sabem. É isso mesmo que vocês estão pensando.

E o concorrente hesitando... Hesitando... Hesitando... E eu ficando nervosa com aquilo! Como assim?! Desembucha, caraças! Lá pelo décimo segundo de silêncio, eu percebi o que estava a acontecer. Lembrei que não existe no vocabulário corrente português a palavra "menor". (Assim como não existe no vocabulário corrente brasileiro a palavra "algures" e em Portugal isso é super comum) O negócio é que os portugueses não dizem "menor", dizem "mais pequeno" (mas "maior" é "maior" mesmo, vai entender...)

Não deu outra: o concorrente respondeu "o mais pequeno". Pra ter certeza, consultou as respostas das crianças e TODAS responderam também "o mais pequeno". Isso é muito sério, eu já tive pelo menos duas discussões aqui na EDP sobre isso. Alguns insistem em dizer que "mais pequeno" é a forma oficial e correta! O que me espanta é que até as crianças supostamente mais inteligentes errem algo tão banal!

Pois bem, o gajo continuou com "o mais pequeno" e se fodeu, claro. A resposta era mesmo "o menor".

2 comentários:

Anônimo disse...

O mais pequeno?? Que horror!
hahahah... mas porque não é usado 'menor' em Portugal? Que povo estranho...

dazzler disse...

HAHAhahaha...