domingo, 23 de dezembro de 2007

Elevadores

Gente, meu estágio tá acabando! Tô com saudade já. Saudade da cantina que vende Diamante Negro a noventa centavos, saudade dos happy hours com camarão e champagne, saudades dos avisos ("A diretoria da Cemig convida todos para o Ginasticão de Natal a ser realizado às 9 e meia da manhã no jardim superior. Será servido lanche saudável no final da atividade."), saudade das pessoas e principalmente de ser estagiária VIP: sem horários, com internet, sem burocracia e presente de fim de estágio :)

Mas não tem coisa que me revolta mais nesse estágio que falta de noção no elevador. Na Cemig são 3500 pessoas num prédio com 12 elevadores rápidos e fodas, com capacidade pra 24 pessoas cada um, e eu frequentemente fico mais de 5 minutos esperando pra descer! Sim, o problema é maior pra descer do que pra subir. Por que isso acontece?

Te dou uns toques pra usar o elevador?

Se você quer descer, aperte apenas o botão pra descer, pelo amor de deus.
Os elevadores são otimizados, apertar os dois botões avacalha o esquema todo. Eu fico puta com as pessoas que apertam o botão pra subir quando querem descer e fazem o famoso "vou subir pra descer" só porque não gostam de ficar paradas em seus andares a toa. Exemplo: a pessoa do 6 aperta o botão pra subir. Dentro do elevador tem a pessoa que está realmente subindo e só vai até o 10. A pessoa do 6 sobe até o 10 e lá aperta o botão do térreo. Resultado: eu, que estou no 14, não vi nem cheiro de elevador, quando na verdade era pra ele vir até mim, descer e, nessa descida, parar no 6 pro indivíduo espertão.
E não é só isso: o que toma mais tempo no elevador não é a viagem em si, são as paradas. O espertão do 6 que já foi embora largou o botão de descer aceso. Eu, do 14, quando finalmente consigo pegar honestamente a minha condução, paro no 6 pra ninguém! Isso me estressa num tanto que vocês não têm noção...

Se você trabalha no segundo andar, mexa seu traseiro gordo e use as escadas!
A pessoa do segundo andar não só fica mais tempo esperando o elevador do que se descesse de escada como ainda avacalha a vida de quem realmente não consegue ir andando. Sem falar de quando não usa o velho truque do "subir pra descer"... Malditas tias velhas do RH.

Vai fumar? Vai de escada também!
A pessoa já não faz exercício físico nenhum e ainda pega elevador pra ir pro jardim, onde ninguém nunca vai. Odeeeeio quando o elevador para* pra uma pessoa só.

Dê espaço para as outras pessoas.
Reparei que ninguém gosta de andar no meio do elevador, nem perto da porta. Todo mundo se amontoa na parede. Tá, eu também prefiro a parede. Mas quando todos os encostos já estão ocupados, não tem jeito: é ficar "sambando" lá no meio mesmo. O problema é que a maioria das pessoas não tem essa noção de espaço. Com o elevador relativamente vazio, mas com as paredes ocupadas, a pessoa do meio se espreme virada de costas pras pessoas de trás enquanto tem muito espaço na frente, perto da porta. Eu frequentemente sou a pessoa de trás e toda vez tenho vontade de "Oi, te dou um empurrão?". Vamos ver se ainda tenho coragem de fazer isso até sexta-feira.

Se você está no térreo e vai pro andar -2, vai de escada!
Qual o problema das pessoas com escadas? São dois andares de descida!!! Esse caso específico do segundo item merece destaque pro caso do prédio da Cemig. Ir de elevador do térreo pro subsolo avacalha MUITO a logística dos elevadores.

Nunca nunca nunca segure a porta para terminar uma conversa.
Tá todo mundo com pressa, todo mundo ficou horas esperando o elevador e ainda teve que aguentar** a porta abrindo pra ninguém várias vezes. Desconfia, meu bem.

* A partir de 2008 o verbo parar conjugado dessa forma também não tem mais acento.
** Lembrando que as tremas também não existirão mais.

Um comentário:

Unknown disse...

aeh! se ja de ferias, quando vamos jogar guitar hero na ksa da laura? rs
bom natal pra vc!
ps: olha o link da caixinha verde: www.otolift.com ahuahauhauau